quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Seven - Os Sete Crimes Capitais (Se7en) - 1995


                           SOMERSET
                É impressionante ver um homem
                alimentando suas emoções.

Direção: David Fincher


Elenco: Detetive David Mills (Brad Pitt), Detetive William Sommerset (Morgan Freeman), Tracy Mills (Gwyneth Paltrow), John Doe (Kevin Spacey), entre outros.

Vamos lá, quando criei este blog eu disse que analisaria um filme por mês. Infelizmente não consegui manter o ritmo. Porém, de vez em quando acho que dá para colocar algumas análises sobre alguns filmes que por um motivo ou outro sejam excepcionais. É o caso de Se7en.

Como estou trabalhando num argumento sobre seriais killers eu resolvi dar uma olhada na filmografia sobre o tema e tive simplesmente um choque ao rever a esta pérola do cinema mundial. Um filme que sem dúvida nenhuma coloca coloca seu roteirista num patamar equivalente (cinematograficamente falando) ao de um Allan Poe.

O talento de Andrew Kevin Walker e as particularidades do roteiro podem ser avaliados em diversos momentos do seu texto.Muitas coisas chamam a atenção, a construção de seus personagens, os diálogos poderosos, o mundo que eles habitam, as referências espalhadas pelo filme, as quais cita sem ser pedante.

Bem, para começar, um aspecto que quero chamar a atenção aqui é a fluência narrativa do roteiro, como as suas cenas são interligadas e bem amarradas. Há um momento particular do roteiro onde o escritor dá especial atenção aos ganchos e é justamente num dos momentos mais complicados da produção do roteiro; o segundo ato.

Vejamos, da cena que vai, desde o final do jantar na casa de David Mills, página 39 do roteiro até a página 57, quando descobrem o que aconteceu com Victor. 

Depois do jantar, quando Tracy já foi dormir, David e Somerset continuam estudando o caso dos crimes e olham as fotos da perícia do escritório de Gould.

Na cena David Mills (página 39) mostra os olhos da esposa de Gould marcados e tentam entender o que aquilo pode significar. Mills diz que ela estava fora da cidade e não poderia ter visto nada e que depois do assassinato do marido ela fora colocada em uma casa de repouso (safe house).


Mais à frente, discutem o que pode significar os olhos da foto da mulher estarem marcados. Cogitam ser algo que ela tenha visto, mas Somerset diz que talvez o importante não seja o que ela viu, mas o que poderia ter visto

"What if it's not that she's seen somenthing? What if she's seen somenthing? What if she's supposed to see something, but she just hasn't been given a chance to see it yet." (E se não é o que ela viu apenas? Se ela viu viu alguma coisa? E se fosse o que ela deveria ver, mas ela não foi dada a oportunidade de vê-lo.")(Página 42)

Então, crêem que devem mostrar as fotos do escritório para ela para que ela veja se nota alguma coisa de diferente. 

GANCHO

... vão procurar a Srª Gould, na casa de repouso.(Página 42)






Conversam com ela, dão as fotos para ela olhar, ela demonstra resistência em olhar as fotos (realmente deve ser algo muito doloroso ver as fotos da perícia onde o marido foi morto). (Página 42)




Mas Somerset insiste para que Mills force a mulher, até que ela vê, que o quadro modernista que o advogado tinha no escritório está invertido.(Página 43)






O que acontece na sequência?

GANCHO

Vemos Somerset e Mills na cena do crime averiguando o quadro, retiram o quadro, abrem o mesmo, e nada. (Página 43). 



Somerset sobe sobre um móvel e ao olhar na parede com cuidado descobre digitais.(Página 45).

GANCHO

"Call the print lab"
"Ligue para o laboratório" (Página 45).

Porém, aqui no roteiro, teríamos uma cena mostrando, Tracy (esposa da David Mills - Brad Pitt) sozinha. O diretor e/ou montador percebeu o poder do gancho e não perdoou, mandou na sequência o técnico verificando a parede e descobrindo um pedido de socorro escrito com as digitais de uma pessoa que o técnico diz não serem as da vítima! (pág. 45 e 46).



Uma questão foi colocada. O que isso quer dizer? Quem está pedindo socorro? Por que isto foi escrito com digitais? De quem são as digitais? E muitas outras perguntas se fazem... então, temos...

GANCHO

Vamos para a delegacia (Precinct House) onde um técnico procura por estas respostas. David e Somerset ficam falando atrás do técnico e este diz que os resultados podem demorar até três dias e o técnico pede para que eles saiam dali.





Mills e Somerset na sua ansiedade vão para o corredor, conversam mais um pouco e dormem num sofá, até que, depois, são acordados por seu capitão, que obviamente descobriu de quem são as digitais (páginas 47 e 48).

GANCHO



O Capitão explica de quem são as digitais, de Victor, um criminoso meia boca, e organiza a operação para prendê-lo (Página 48).


A operação é realizada, Mills e Somerset acompanham. 


Cortiço onde mora o criminoso, invasão do local (página 52).


Então temos uma surpresa, o que os policiais encontram é um ser mutilado em uma cama , aparentemente morto.(Página 53).

A princípio pensamos que ele está morto, verificam indícios da situação. (Página 54).


Mas logo vemos que ele está vivo. (Surpresa).

("Victor lips move feebly as he lets out a sick, gurgling moan."
Victor move os lábios debilmente enquanto emite gemido doentio.)

Então eles chamam socorro médico para retirar Victor dali. (Página 55).








































A tensão e a curiosidade são tão grandes que o roteirista resolve dar um pausa e coloca Mills e Somerset conversando nas escadas. 

Então aparece um fotógrafo. Mills está tão tenso que expulsa o fotógrafo dali (a cena não é banal, pois saberemos mais tarde tratar ser o fotógrafo o próprio assassino, aqui vemos a economia do roteirista e mais uma prova do seu talento, mesmo em um momento que parece ser banal e descritivo, ele articula elementos poderosos de causalidade). Além do mais a curiosidade sobre o que aconteceu com Victor nos segura no filme querendo saber o que virá, mas precisamos de tempo para que a ação ocorra e pareça ser temporalmente crível.(Página 55, 56 e 57)




O fotógrafo vai embora e então, imediatamente depois temos o diagnóstico médico que irá ajudar Mills e Somerset na investigação. 

Eu poderia continuar daqui até o fim do filme, mas creio que está pequena (e difícil!) análise seja útil a vocês.

Sei que pode parecer grande e chato, mas podem ter certeza, se forem realmente candidatos a roteirista, isto aqui deve ser fichinha.


Nenhum comentário: