segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Escritos e Ditos

"Quando escrevo, preciso ficar sozinho; se tenho oito personagens em um drama eu tenho relações sociais o suficiente para me envolver, eles me mantém ocupado; eu preciso conhecê-los. E esse processo de conhecimento é lento e doloroso. Eu faço, como regra, três elencos para os meus dramas, os quais diferem consideravelmente uns dos outros. Eu quero dizer nas características específicas dos personagens, e não no desenvolvimento da história. Quando começo a trabalhar meu material, eu sinto como se tivesse que conhecer meus personagens em uma viagem de trem, o primeiro contato deve ser interessante, e devemos conversar sobre várias questões e assuntos. Quando eu voltar a escrever, já verei tudo com muito mais clareza, e eu conhecerei estas pessoas como se eu tivesse ficado com elas por um mês em um balneário de férias. Assim, tenho aprendido aos poucos os pontos principais destes personagens e suas peculiaridades."


1828 - 1906
"When I am writing I must be alone; if I have eight characters of a drama to do with I have society enough; they keep me busy; I must learn to know them. And this process of making their acquaintance is slow and painful. I make, as a rule, three casts of my dramas, which differ considerably from each other. I mean in characteristics, not in the course of the treatment. When I first settle down to work out my material, I feel as if I have to get to know my characters on a railway journey; the first acquaintance is struck up, and we have chatted about this and that. When I write it down again, I already see everything much more clearly, and I know the people as if I had stayed with them for a month at a watering place. I have grasped the leading points of their characters and their little peculiarities."




Nenhum comentário: