terça-feira, 3 de agosto de 2010

Faroeste Spaghetti: O Bangue-Bangue à Italiana

Faroeste Spaghetti: O Bangue-Bangue à Italiana reúne películas essenciais de um dos movimentos mais populares do cinema moderno: o faroeste spaghetti, como são conhecidos os filmes do gênero realizados na Itália. Essa cinematografia faz uma releitura do tema faroeste de forma criativa e autoral.


Serão exibidos 20 filmes, com tratamentos inovadores em termos de linguagem, direção e utilização do som e da música em narrativas e propostas estéticas no cinema. O público terá ainda acesso a debates sobre as relações entre o faroeste clássico e o faroeste spaghetti.


Ao realizar Faroeste Spaghetti: O Bangue-Bangue à Italiana, o Centro Cultural Banco do Brasil oferece ao espectador a oportunidade de apreciar clássicos desse gênero tão peculiar e de refletir sobre o seu legado.


Centro Cultural Banco do Brasil
Patrocínio e Realização








De 1950 a 1970 a indústria cinematográfica italiana foi um campo de experimentações as mais diversas, explorando gêneros, temáticas e linguagens que capturaram a atenção das platéias e dos críticos. Tendo os estúdios da Cinecittà em Roma como base, o cinema italiano produziu do terror à ficção científica, das sagas de vikings e piratas às comédias populares de Franchi, Ingrassia e Totò.


Particularmente a partir dos anos 60, surgiu o mais inovador, influente e bem sucedido desses gêneros: o western all’italiana ou faroeste spaghetti, como ficou conhecido no exterior. A partir do marco referencial de Por Um Punhado de Dólares, de Sergio Leone, o faroeste feito na Itália, com a colaboração de profissionais de diversos países, ganhou as telas do mundo, criando uma imensa legião de fãs.


O Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro, através de seu diretor Rubens Piovano, e o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, por intermédio de seu diretor Attilio de Gasperis, têm a honra de apoiar o Centro Cultural Banco do Brasil na realização da mostra Faroeste Spaghetti: O Bangue-Bangue à Italiana, que possibilitará aos espectadores brasileiros reviver as experiências que mexeram com as emoções de multidões ao longo dos anos.


Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro
Instituto Italiano de Cultura de São Paulo
Apoio Cultural


para saber mais clique AQUI!

Nenhum comentário: