sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Amnésia (Memento) 2000


                    NATALIE
            Esta é por conta da casa.


Direção: Christopher Nolan


Roteiro: Christopher Nolan do conto "Memento Mori" de Jonathan Nolan


Elenco: Leonard (Guy Pearce), Natalie (Carrie-Anne Moss), Teddy Gammel (Joe Pantoliano), entre outros.


Grande filme, sem dúvida.


O problema não é contar a história de trás para a frente, mas sim como manter a tensão, a curiosidade e a surpresa.


Para isso creio que um ponto de partida de Nolan, se ele usasse o paradigma do Syd Field, foi tornar o primeiro ato o último, e o ultimo em primeiro,e  partir desta referência inverter todo o segudno ato. 


Assim, outra dificuldade seria transformar o incidente incitante (McKee) no climax, e o climax em Incidente Incitante.


Note porém, que Nolan iverteu a ordem das cenas, mas o desenvolviemtno das cenas ainda é linear. São vários unidades coerentes, organizadas ao contrário onde a cena ocorre normalmente (exceto da primeira que é totalmente invertida).


Por exemplo a cena de cerveja, vemos na ordem normal Leonard chegando ao bar, conversando com ela, ela desconfiando e pedindo para todos no bar cuspirem na cerveja e na sequência dando a cerveja a Leonard que a bebe. Depois que ela comprova que Leonard tem o problema de memória ela ainda fica com pena e troca a cerveja.


Veja que todas as cenas, então, desenvolvem-se de maneira linear e dentro da dramaturgia tradicional. Sendo que o roteirista apenas repete os ganchos e é aqui onde reside a verdadeira dificuldade do roteiro de Amnésia..


Ele apresenta o fim da cena em primeiro lugar, em alguns casos revelando o climax das mesmas, em outros casos não. A partir de então, ele a começa até o momento, vejamos a cena 120, página 73.

Vejamos o roteiro



_______________________________________________________


120 INT. SALA DE ESTAR DE NATÁLIA - DIA 120


Leonard analisa papéis sobre a mesa, agitado. Ele ouve BATER a porta de um carro. Ele olha para fora da janela e vê Natalie sair de seu carro.


Ela vem para a porta da frente. Seu rosto está inchado e sangrando.

Leonard abre a porta para ela. Ela entra.

                  LEONARD
             O que aconteceu?

Natalie, AGITADA, ATRAPALHA-SE com as coisas em sua bolsa.

                  NATALIE
             O que parece?!

Ela se vira par Leonard e então ele pode ver a extensão de seus machucados. Seus olhos estão INCHADOS e seus lábios PARTIDOS.

                  NATALIE (cont'd)
             Ele me espancou.

                  LEONARD
             Quem?

                  NATALIE
             Quem?! Porra, Leonard! Dodd!
             Dodd me espancou.

Natalie JOGA sua bolsa no chão frustrada. Ela não sabe o que fazer com suas mãos.

                  LEONARD
             Por que?

Natalie vira-se para ele, ENFURECIDA.

                  NATALIE
             Por sua causa, seu idiota!
             Por que eu fiz o que você me disse!
(MAIS)

                                           (CONTINUA)
MEMENTO REVISÃO ROSA - 9/7/99
                                                  74.

120  CONTINUA:                                    120

                  NATALIE (cont'd)
             "Vá até ele, fale sobre Teddy!"
             Grande merda de idéia!

Leonard APROXIMA-SE, levantando as palmas da mão

                   LEONARD
             Fique calma.

Natalie começa a BATER em Leonard. Ele sgura os braços dela.

                   LEONARD (cont'd)
               (suavemente)
             Fique calma. Você está segura agora. 
             Você está segura.

Ele senta-se com ela no sofá.

                   LEONARD (cont'd)
             Vamos colocar um pouco de gelo
             em seu rosto.

MAIS TARDE:

Natalie, chorando levemente, segura um papel toalha com gelo no rosto inchado eqnquanto Leonard limpa com um pano úmido o sangue dos lábios.


                   NATALIE
             Eu fiz exatamente como você me disse. 
             Eu fui até Dodd e disse que eu não sabia
             do dinheiro de Jimmy, ou da droga,
             que este Teddy pode ter ficado com tudo.
 
                   LEONARD
             E o que ele disse?

                   NATALIE
             Ele não acreditou em mim.
             Ele disse que se eu não levar 
             o dinheiro amanhã ele irá me matar.
             Então ele começou a me bater.

                   LEONARD
             Onde ele está?

                   NATALIE
             O que você irá fazer?

                   LEONARD
             Eu irei vê-lo!

                   NATALIE
             E?

                                           (CONTINUA)

MEMENTO REVISÃO ROSA - 9/7/99
                                                  75.

120  CONTINUA: (2)                               120

                    LEONARD
             Dar-lhe algumas porradas e dizer 
             para ele ir procurar um cara
             chamado Teddy.

                    NATALIE
             Ele irá matá-lo, Lenny!

                    LEONARD
                 (sorrindo)
             Minha esposa costumava me
             chamar de Lenny.

                    NATALIE
             É?

                    LEONARD
             É, e eu odiava!.

                    NATALIE
             Este cara é perigoso, vamos pensar
             em alguma outra coisa.

Leonard pega um pedaço de papel mas não consegue encontrar uma caneta.

                    LEONARD
             Eu irei ter cuidado. Apena diga-me
             como ele é, e onde posso encontrá-lo.
             Você tem uma caneta?Do you have a pen?

Natalie pega uma caneta na bolsa e entrega pera ele.

                    NATALIE
             Ele provavelmente irá encontrar você.

                    LEONARD
             Eu? Por que ele se interessa por mim?

                    NATALIE
             Eu falei para ele sobre o seu carro.

                    LEONARD
             Po que você fez isso??

                    NATALIE
             Ele estava me batendo demais! 
             Eu tinha de lhe dizer algo!

Leonard entrega para Natalie um pedaço de papel e a caneta.

                    LEONARD
              Apenas escreva tudo ai, como ele é
              e onde o encontro.

                                            (CONTINUA)

MEMENTO REVISÃO ROSA - 9/7/99
                                                  75A.

120  CONTINUA: (3)                                120

Natalie entrega a anotação. Na nota está escrito:


       (CONTINUED)

MEMENTO Pink Revisions - 9/7/99
                                                   76.

120  CONTINUED: (4)                                 120

"DODD MOUNTCREST INN NA 5TH ST., QUARTO 6"        

"COLOCÁ-LO ATRÁS DE TEDDY E VINGAR POR NATALIE"

Do lado de fora, o ALARME do carro toca. Leonard levanta-se e vai para a porta, mexendo em sua fotos Polaroids.
121  EXT. CASA DE NATALIE - DIA                     121



O ALARME DO CARRO está tocando.

Leonard sai da casa de Natalie, caminha até o jaguar e entra nele desligando o alarme.

                    TEDDY (O.S.)
             Você deveria trancar um carro como este!

Leonard, assustado, PEGA Teddy pelo pescoço.


________________________________________________

Bem até aqui a cena mostra, basicamente, Natalie chegando em casa depois de ter sido agredida. Leonard pergunta quem a agrediu e ela diz ter sido Dodd, por que ela fora lhe dizer que Jimmy (seu namorado) havia sumido e ela não sabia de dinheiro nenhum nem de drogas. Leonard diz que vai atrás de Dodd e vai resolver as coisas. 

Temos então a cena 122, em preto e branco e que faz parte da história de Sammy Jenkins, não irei comentar sobre isto agora, mesmo por que não tenho certeza da função narrativa deste plot, que a princípio me parece uma espécie de espinha da narrativa, por ser todo este plot feito em tempo linear.

Mas deixemos isto e vamos à cena 123, que é, como todo o padrão, a cena que antecede a 122.

_______________________________________________








123  INT. SALA DE ESTAR DE NATALIE - DIA          123

Leonard está sentado ámesa de café, relaxado, olhando sua polaroids. Natalie (SEM MACHUCADOS) ENTRA pela porta da frente, assustada.

                    LEONARD
             Algo errrado?

                    NATALIE
             Alguém está vindo para cá. Agora!

                    LEONARD
             Quem?

                    NATALIE
             Um cara chamado Dodd.

                    LEONARD
             O que ele quer?

                    NATALIE
             Quer saber o que aconteceu com



             Jimmy. E quer seu dinheiro. Ele pensa



             que eu peguei.
                    
                    LEONARD
             E está com você?

                    NATALIE
             Não!

                    LEONARD
             Sobre o quê é isto tudo?

Natalie olha para ele com amargura.

                    NATALIE
             Você não sabe, não é?
             Você vive na mais feliz ignorância,
             não é?

                    LEONARD
             É a minha situação!


                                            (CONTINUA)
                                                    78.

123  CONTINUA:                                    123

                    NATALIE
              Eu sei sobre a sua maldita situação,
              Leonard! Eu sei mais sobre isto
              do que você sabe! Você não tem idéia
              da merda que é tudo isso!

                    LEONARD
              O que aocnteceu?

                    NATALIE
              Aconteceu que Jimmy foi encontrar
              um cara chamado Teddy. Ele levou muito
              dinheiro com ele não voltou. Os sócios
              de Jimmy acham que eu sei o que houve.
              Eu não sei se você sabe algo sobre Teddy.
Leonard esta ficando frustrado.

                    LEONARD
              Não sei.

                    NATALIE
              Não o proteja.

                    LEONARD
              Eu não sei.

                    NATALIE
              Ajude-me.

                    LEONARD
              Como?

                    NATALIE
              Dê um jeito no Dodd para mim.

                    LEONARD
              O que?

                    NATALIE
              Mate-o, eu te pago!

                    LEONARD
              O que você pensa que eu sou?! Eu não
              posso matar alguém por dinheiro.

                    NATALIE
              Pelo que então? Amor? Pelo que?
              Pela sua esposa, certo?

                    LEONARD
              Isto é diferente.


                                             (CONTINUA)
                                                    79.

123  CONTINUA: (2)                                 123

                     NATALIE
               Não para mim! Eu não fui casada
               com ela!

                     LEONARD
               Não fale sobre minha esposa.

                     NATALIE
               Eu falo sobre a merda que eu quiser!
               Você não vai se lembrar mesmo do que
               eu disse! Eu posso falar que sua esposa 
               era uma puta e podemos continuar amigos!

Leonard se levanta.

                     LEONARD
               Fique calma.

                     NATALIE
               Isto é fácil para você dizer!
               Você não sente medo, você não se
               lembra de nada, seu idiota fodido!

                     LEONARD
               Acalme-se, isto não é minha culpa.

                     NATALIE
               Talvez seja! Como você pode saber?!
               Você não sabe porra nenhuma! Você não
               pode ter medo, mas pode ter raiva?!

Leonard caminha na direção dela.

                     LEONARD
               Sim.

                     NATALIE
              Seu merda patético. Eu posso
              dizer qualquer merda que eu quiser
              e você não se lembrará de nada.
              
                    LEONARD
              Cale sua boca!

Natalie fica face a face, sorrindo.

                    NATALIE
              Eu vou usar você seu estúpido.
              Eu lhe digo por que vou me divertir, 
              vou curtir saber que você poderia
              me parar se não fosse uma aberração.


                                             (CONTINUA)
                                                    80.

123  CONTINUED:  (3)                               123

Leonard procura entre suas Polaroids e encontra uma de
Natalie. Ele procura em seus bolsos por uma caneta, 
mas não consegue encontrar nenhuma.
    
                     NATALIE (cont'd)
              Perdeu a caneta? Que péssimo, doente.
              Senão você poderia escrever
              uma pequena nota sobre o quanto
              Natalie odeia sua coragem idiota.

Leonard se movimenta em torno do quarto procurando
uma caneta. Natalie o segue, falando em seu ouvido.

                     NATALIE (cont'd)
              Sem canetas, como eu temia. Não
              poderá escrever que eu chamei você
              de retardado e sua esposa de piranha!

Leonard vira o rosto, mal consegue controlar a raiva.

                     LEONARD
              Não diga mais nada!

                     NATALIE
              Sobre a puta da sua esposa?

Leonard dá um tapa em Natalie. Ela sorri enquanto fala suavemente.

                     NATALIE (cont'd)
              Eu li sobre seu problema. Você
              sabe qual é uma das causas da perda
              da memória curta?

Leonard fica encolerizado.

                     NATALIE (cont'd)
               Doenças venéreas. Talvez a porra de um 
               dos paus doentes que sua esposa chupou
               tenha deixado você retardado.

Leonard se afasta, tenso, pronto para agredi-la. Natalie
arruma os cabelos sobre a orelha suavemente.

                      NATALIE (cont'd)
                Você está triste coisa, você não 
                vai se lembrar do que eu disse, vamos
                ser bons amigos, ou até amantes.

Leonard gira, SEGURANDO Natalie pelo pescoço.

Ele DÁ UM SOCO nela que a joga no chão. Ele fica em pé, furioso consigo mesmo e com ela.

                                           (CONTINUA)
                                                  81.

123  CONTINUA: (4)                               123

Natalie fica de pé, e vai para a porta. Ela se vira para Leonard. Seu rosto está sangrando e ela sorri.
  
                      NATALIE (cont'd)
                 Vejo você em breve.

Natalie sai. Leonard observa ela caminhando para seu carro, entrando nele e sentando-se.

Leonard sai da janela e corre pela sala. Ele
revira todos os lugares procurando uma caneta.
Ele olha pela janela. Natalie está sentada dentro do carro.      




Leonard analisa papéis sobre a mesa, agitado. Ele ouve BATER a porta de um carro. Ele olha para fora da janela e vê Natalie sair de seu carro.
Ela vem para a porta da frente. Seu rosto está inchado e sangrando.

Leonard abre a porta para ela. Ela entra.

                  LEONARD
             O que aconteceu?

Natalie, AGITADA, ATRAPALHA-SE com as coisas em sua bolsa.

                  NATALIE
             O que parece?!

_________________________________________

Como pode notar, o final da cena é o começo da outra. Ela obviamente não será repetida, pois foi a que vimos anterior a 123.
É este padrão que irá dar ritmo a ajudar a manter a compreensão de todo o filme.
Para quem quiser ler o roteiro, clique AQUI!



Um comentário:

clarissa campello disse...

Fiquei com vontade de ver esse filme ao contrário... o cérebro dá umas voltas e fica difícil recompor os acontecimentos linearmente pra saber quem está falando a verdade e quem está mentindo...