terça-feira, 3 de agosto de 2010

Mostra de Cinema Irlandês: Entre Hollywood e o Helenismo







 Mostra de Cinema Irlandês


Entre Hollywood e o Helenismo:


Dimensões Internacionais no Cinema Internacional Contemporâneo

9 a 13 de agosto de 2010 às 19h


16 a 20 de agosto de 1010 às 16h e 19h 

O CINUSP “Paulo Emílio”, em parceria com a Cátedra de Estudos Irlandeses W.B Yeats da Universidade de São Paulo apresenta um panorama de filmes irlandeses ou sobre a Irlanda, na última década, incluindo longas metragens, documentários, além de uma retrospectiva da obra de John T. Davis, um dos mais renomados e ativos cineastas irlandeses.
OBS: Alguns filmes da mostra, falados em inglês, não terão legendas em português.

PROGRAMAÇÃO

Segunda, 9 de agosto de 2010

19h

Domingo Sangrento    


Bloody Sunday(Inglaterra/Irlanda, 2002, Greengrass, 107min, DVD)

LEGENDAS EM PORTUGUÊS
Representando um dia em janeiro de 1972 em Derry, na Irlanda do Norte, o filme explora o protesto de treze civis desarmados que foram assassinados pelas tropas do exército inglês. Adotando um estilo documental, o filme recria uma tensa atmosfera e, ao mesmo tempo, deixa várias questões abertas para reflexão.

Terça, 10 de agosto de 2010

19h

Ventos da Liberdade 


The Wind that Shakes the Barley (Inglaterra/Irlanda, 2006, Loach, 121min, DVD)

LEGENDAS EM PORTUGUÊS
Filme vencedor da Palma de Ouro, ele examina a Irlanda entre 1920 e 1921, enquanto camponeses organizavam a guerrilha para lutar pela independência contra os soldados ingleses. Porém, depois da divisão, a Irlanda entrou em guerra civil (1922 - 1923); este filme dramatiza os conflitos entre dois irmãos que têm em comum o amor e a vontade de servir o país, mas tornam-se inimigos. Um filme intenso, e um drama comovente.

Quarta, 11 de agosto de 2010

19h



Apenas uma Vez


Once (Irlanda, 2006, Carney, 83min, DVD)

LEGENDAS EM PORTUGUÊS
Ambientado em Dublin, o musical um drama romântico. Um irlandês conhece uma jovem mãe migrante e, apesar de seus passados complicados, um novo amor começa a emergir enquanto eles criam músicas juntos. Mas existirá final feliz? Uma trilha sonora fantástica que conta com “Falling Slowly”, canção ganhadora do Oscar.

Quinta, 12 de agosto de 2010

19h



Rastros da Justiça


Five Minutes to Heaven (Inglaterra, 2009, Hirschbiegel, 88min, DVD)

LEGENDAS EM PORTUGUÊS
Drama da BBC do período posterior aos The Troubles (‘Conflitos’ na Irlanda do Norte). Liam Neeson e James Nesbitt representam dois homens ligados pela memória de um assassinato ocorrido em Belfast. Como seria conhecer em um programa de televisão chamado ”paz e reconciliação” o homem que matou seu irmão? Vencedor do prêmio de melhor roteiro no festival de Sundance (2009).

Sexta, 13 de agosto de 2010

19h



Ballroom of Romance


(Reino Unido/Irlanda, O’Connor/Trevor, 1982, 65min, DVD)

LEGENDAS EM PORTUGUÊS
Filmado em Mayo, na Irlanda, o filme mostra a vida de Bridie, a solitária filha de um fazendeiro, que espera encontrar um marido ou talvez apenas se apaixonar para preencher sua vida vazia. Neste belíssimo filme, adaptação de um conto de William Trevor, os diálogos e ações alcançam um tom perfeito.

Segunda, 16 de agosto de 2010

16h

Bloody Sunday: A Derry Diary


(Irlanda, 2010, Harkin, 60min, DVD)

FALADO EM INGLÊS - SEM LEGENDAS
Este filme é uma atualização e reedição do documentário feito originalmente em 2007, que leva em conta as conclusões do Inquérito de Saville, recentemente publicado. Passaram-se mais de dez anos do assasinato em 1972 dos civis envolvidos na marcha por direitos humanos até que este inquérito fosse concluído isentando-os.

19h
Eden 


(Irlanda, 2008, Recks, 85min, DVD)

FALADO EM INGLÊS - SEM LEGENDAS
Um tocante drama, na Irlanda contemporânea, sobre um casamento que chega a um momento decisivo. Vivendo em uma cidade provinciana, Billy e Breda se aproximam do seu décimo aniversário de casamento. A relação deles se desgastou, mas os dois planejam um encontro para tentar reacender seu amor.

Terça, 17 de agosto de 2010

16h
Kisses


(Irlanda, 2008, Daly, 74min, DVD)

FALADO EM INGLÊS - SEM LEGENDAS
Dylan e Kyle são duas crianças que vivem na periferia de Dublin. Eles fogem de casa, em busca das luzes da cidade, para procurar o irmão mais velho de Dylan e tentar uma vida melhor. Um filme que agradou o público, cheio de linguagem vulgar, humor e estréias de dois jovens atores.



19h

32A


(Irlanda, 2007, Quinn, 95min, DVD)

FALADO EM INGLÊS - SEM LEGENDAS
O filme de Marian Quinn revela com uma autenticidade emocionante o processo de crescimento, ao retratar Maeve, que já não é mais uma menina, mas ainda não é uma mulher. Desde a cena de abertura, em que ela coloca um sutiã novo (tamanho 32A) e enfrenta o mundo, sua vida gira em torno de suas três melhores amigas que perdem a esperança de que ela consiga um namorado. Ninguém esperava, porém, que ela se envolveria com o galã local.

Quarta, 18 de agosto de 2010

16h
Route 66 


(Reino Unido, 1985, Davis, 104min, DVD)

FALADO EM INGLÊS - SEM LEGENDAS
Este surpreendente filme leva o espectador a uma estranha viagem de carro entre Chicago e Los Angeles. As lentes das câmeras de Davis são o instrumento com o qual ele documenta a beleza e a simplicidade da vida americana em todas as suas formas. Através da música e imagens do centro dos Estados Unidos, ele expõe a “falácia do sonho americano”. Um filme à frente de seu tempo, que permanece atual.

19h
Traveller


(UK, 2000, Davis/MacWeeney, 67min DVD)

FALADO EM INGLÊS - SEM LEGENDAS
Um filme provocativo que retrata de forma colaborativa a vida dos migrantes irlandeses, Traveller foi filmado pelo aclamado cineasta John. T. Davis e pelo fotógrafo Alen MacWeeney, que foi o primeiro a fotografá-los, há 35 anos. Trata-se de um pungente estudo sobre a durabilidade da arte da fotografia, combinando a animação de imagens comoventes com a reação daqueles que, anos depois, relembram seu passado.

Quinta, 19 de agosto de 2010

16h
Saviours


(Irlanda, Whitaker/Nolan, 2008, 60min, DVD)

FALADO EM INGLÊS - SEM LEGENDAS
Dotado de um olhar perspicaz, este documentário é ambientado em uma academia de ginástica em Dublin e tem seu foco em Dean, Abdul e Darren, e seus diferentes destinos. Suas histórias são conectadas pelos hilários irmãos McCormack, donos da academia. Ex-campões de boxe, os dois senhores veem os garotos de forma paternal. Trata-se de um interessante posicionamento sobre as mudanças contemporâneas na cidade de Dublin.

19h
Tio Jack


The Uncle Jack


(UK, 1996, Davis, 78min, DVD)

LEGENDAS EM PORTUGUÊS
Um filme sobre amor, cinema e aviação. Um agudo filme autobiográfico sobre a vida do cineasta e sua relação com um cinegrafista,, o chamado “Tio Jack“, e a paixão por cinema e pelos céus. Usando fotos, vídeos caseiros, depoimentos, reconstruções de modelos da época e uma trilha sonora marcante, este filme é a obra prima de Davis.

Sexta,  20 de agosto de 2010

16h
McGill Child of Dead End/Tochan Gan Todhchai
(Irlanda/Reino Unido 2009, Bell, 78 min DVD)
FALADO EM INGLÊS - SEM LEGENDAS
Baseado no uso criativo de arquivos, este filme conta a vida de Patrick McGill, um romancista nascido em Donegal, que foi um trabalhador braçal na Escócia e na Inglaterra antes de se tornar um escritor. O filme combina dados de arquivos, dramatização e a autobiografia de McGill, criando um ótimo efeito.

19h
Kings 


(Irlanda, 2007, Collins, 87min ,DVD)

FALADO EM INGLÊS - SEM LEGENDAS
Retratando o período de 1970, em Gaeltacht, até a Londres atual, a estória segue um grupo de ambiciosos imigrantes. Trinta anos depois, devido à inexplicada morte de Jackie, os amigos se reencontram no seu velório. Um belo e comovente filme, adaptado da peça Kings of the Kilburn High Road, de Jimmy Murphy.


Agradecimentos:





Embaixada da Irlanda
Sewn Filmes

California Filmes
Flashstar

Nenhum comentário: