quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Serpico (1973)


                        LESLIE
                Pat é uma novelista...
                Mas ela está trabalhando
                para uma companhia de seguros
                agora, não está?

                        PAT
                Sim, eu estou.

                        LESLIE
                Yeah. Paco é um policial.

                        PAT
                Sério? Deve ser muito 
                excitante, não?



Direção: Sidney Lumet

Roteiro: Waldo Salt e Norman Wexler, do livro de Peter Maas

Elenco: Frank Serpico (Al Pacino), Leslie Lane (Cornelia Sharpe), Chief Sidney Green (John Randolph), entre outros.

Poxa, o filme começa bem, mas depois cai vertiginosamente. Eu acho que é o problema da adaptação mal feita, muitos personagens que nem sempre desempenham uma função dramática clara, mas simplesmente são importantes para o autor ou para o retratado. Não tem dessa, em adaptação, personagens devem ser fundidos ou cortados, às vezes, até mesmo acrescentados. Se querem fazer totalmente verossímil, acho que seria melhor terem feito um documentário.

É certo que o roteiro tem alguns momentos. por exemplo, acho muito legal numa cena em que Serpico e um parceiro falam sobre a corrupção da polícia nas ruínas de um prédio instituicional

Nenhum comentário: