terça-feira, 20 de julho de 2010

O Advogado do Diabo (Devil's Advocate - 1997)


                    JOHN MILTON
            Apesar de todas as suas imperfeições, 
            eu sou um fã do homem! Eu sou um
            humanista. Talvez o último humanista.


Direção: Taylor Hackford


Elenco: Kevin Lomax (Keanu Reeves), John Milton (Al Pacino), Mary Ann Lomax, Eddie Barzoom (Jeffrey Jones), Cristabella Andreoli (Connie Nielsen), entre outros.

Um roteirista deve ter muito background. Isto é um fato, se uma parte do trabalho de roteirista é escrever,  uma outra parte é ler. Um roteirista deve ler de tudo, desde aquleas revistas Bianca e jornais sensacionalistas. Deve ler desde alta filosofia, como Hegel até clássicos da Sociologia e da Ciência Política. ler quadrinhos, teatro, a Bíblia, mitologia, revistas de ciência, o roteirista deve ter fome de textos, de literatura, de música, tudo isto.


Eu já vi em muitos fóruns da internet pessoas perguntando qual é o melhor curso de roteirista, ou qual o melhor curso para roteiristas, se seria jornalismo ou letras.

Na minha opinião, qualquer curso pode te dar background para ser roteirista, (até mesmo os cursos de cinema, mas ai você vai ter de se esforçar um pouco mais, pois os curso de cinema irão te dar formação técnica).


Sugeriria aqui que não apenas todos os candidatos a roteiristas, mas todo e qualquer ser humano, lessem dois livros; A Ética Prostestante e o Espírito do Capitalismo, de Max Weber, e Lições de Sociologia,d e Emile Durkheim (é claro, poderia citar milhares de outros, mas acho que estes são muito importantes)


Por quê estou falando disso num tópico sobre o Advogado do Diabo?
Vejamos, o livro de Weber discute o processo de racionalização contínuo do Ocidente e, consequentemente, de toda a sociedade mundial. Deste processo de racionalização surge um termo bastante comum entre sociólogos que é o de Desencantamento do Mundo. O Desencantamento do mundo é um contínuo processo, de... Desencantamento do Mundo, claro! (Tá vendo como Sociologia não é difícil?!) Ou seja, a partir dos processos cada vez mais acentuados de racionalização, nossa sociedade vai ficando cada vez mais, digamos materialista, cética, científica, e isto vai destruindo valores religiosos e locais, valores como amor, família e comunidade vão sendo superados e a impessoalidade do dinheiro (Capital) vai se transformando no cerne das relações humanas. 


Ao meu ver, de certo modo, o filme se utiliza da oposição entre Metrópole/Dinheiro/Modernidade/Hedonismo/Loucura contra Cidade pequena/Amor/Valores Tradicionais/Casamento/Sanidade, e a partir desta discussão, articula o mito cristão do demônio, trabalhando em vários níveis de significação.


Um filmaço e uma aula de cinema.


Há, você pode me perguntar por que sugeri o Durkheim, sim. Vamos lá, num primeiro momento o texto de Durkheim, Lições de Sociologia não se aplicaria aqui de modo muito claro, na verdade ele poderia até refutar o argumento central do Advogado do Diabo.
o que Durkheim discute neste texto, é a natureza da moral, o que é a moral. Para ele a moral é e não é algo homogêneo que signifique a mesma coisa para todos os homens. Durkehim divide a moral numa escala de cinco níveis, onde a partir de uma moral individual e única, que norteia as relações do indivíduo dele com ele mesmo, chegaria a uma moral universal que diria respeito as relações de todos os homens entre si, uma moral universal.


Porém, entre a moral individual e a universal existiriam outros níveis de moral; a familiar, a profissional e a nacional. Em cada nível notaríamso diferenças e até mesmo oposições, principalmente nas profissionais, o exemplo mais claro, é claro, seria a oposição entre a moral de um médico e a de um soldado, um cura (ou deveria) ou outro mata (embora credite que hoje existam soldados que salva mais do que certos médicos).


Bem, isto tudo que disse são apenas uns apontamentos, se você se interessar, vá ler estes livros e depois me convide para uma cerveja, terei o maior prazer em dicutir estas questões com os futuros roteiristas.


2 comentários:

Alex Gonçalves disse...

Não conhecia o seu blog. Já add aos meus preferidos. Parabéns pelos posts sempre ótimos e cheios de informações. Quando puder passa no meu.

Irei ler suas dicas de livros.

Abs,

Alex

Daniel Maciel disse...

Salve Alex, blz?
obrigado pelo comentário, tô indo fazer uma visita no seu blog

Abraço