terça-feira, 20 de julho de 2010

Major Dundee - 1965


                         CAP BENJAMIN TYREEN
          Você não tem o temperamento
          de um libertador, Amos.


Direção: Sam Peckinpah


Elenco: Major Amos Dundee (Charlton Heston), Cap Benjamin Tyreen (Richard Harris), Ten Graham (Jim Hutton), Samuel Potts (James Coburn), entre outros.

O Western é um gênero essencialmente épico, entendendo por épico a dramatização, e consequentemente a reflexão, de momentos da constituição de um povo, de sua história. Assim o western é o gênero que sempre irá colocar em pauta a formação dos Estados Unidos da América. Grandes cineastas tiveram no western um gênero de referência, entre eles Samuel Peckinpah, um cineasta de grande talento e de estilo único e original (quem não se deslumbra com os planos de ação em slow motion, onde a queda de um homem pode durar alguns minutos).

Porém, Major Dundee ainda não é um filme onde o estilo de Peckinpah esteja de todo maduro, mas é sem dúvida uma "jornada" pelo conflitos entre os norte-americanos, os apaches, mexicanos e franceses no sudoeste dos EUA.

O destaque fica na composição geral do roteiro e como constantemente Peckinopah consegue transitar com maestria no gênero que não apenas o consagrou, mas que também consagrou todo o cinema norte-americano.


Nenhum comentário: