quinta-feira, 22 de julho de 2010

Rastros de Ódio (The Searchers - 1956)



                    ETHAN
           Vamos para casa, Debbie. 

Direção: John Ford

Roteiro: Frank S. Nugent da novela de Alan Le May
Elenco: Ethan Edwards (John Wayne), martin Pawley (Jeffrey Hunter), Leurie Jorgensen (Vera Miles), entre outros.

Ethan Edwards é sem dúvida um grande personagem. Soldado do sul derrotado, nutrindo um ódio doentio pelos indíos, sem lar, sem futuro, volta par encontrar a família do irmão. Mas esta é emboscada e
apenas as duas filhas são poupadas com vida, mas sequestradas pelos índios. A busca pelas mesmas se transforma no sentido da vida de Ethan, porém, ele será acompanhado pelo mestiço Marty, adotado pela família do irmão de Ethan. 

O problema central do filme para mim é a questão racial. Marty é mestiço e foi criado por brancos, assim como Debbie, uma branca, fora sequestrada pelos apaches e educada pelos mesmos, Debbie tornou-se, também, uma comanche, a despeito de eles terem a sequestrado e dizimado sua família..

O preconceito de Edwards é imenso, ele não aceita Marty como branco, assim como não aceita que sua sobrinha, Debbie, possa ter se tornado uma comanche, aculturada pelos próprios comanches que a sequestraram e massacraram sua família, e por isto, Edwards decide encontrá-la e matá-la a todo custo.

Porém, é justamente a companhia de Marty que irá mostrar a Ethan o quanto ele está errado.

Muito bom, mesmo que eu ainda ache que o Ford perca a mão do roteiro em alguns momentos, desviando o foco e perdendo um pouco do ritmo da narrativa.


Nenhum comentário: