quarta-feira, 1 de setembro de 2010

O Grande Truque (The Prestige) 2006



                       ANGIER
            Ninguém se importa com o homem da caixa.
            O homem que desaparece.

Direção: Christopher Nolan


Elenco: Robert Angier (Hugh Jackman), Alfred Borden (Christian Bale), Cutter (Michael Caine), julia (Piper Perabo), Sarah (Rebecca Hall), Olivia (Scarlett Johansson), Tesla (David Bowie), entre outros.


Fantástico.


Realmente o Nolan é um grande cineasta. Achei muito interessante entre tantas coisas, a "pista falsa" do ator que interpreta Angier no espetáculo de transporte. Juro que eu pensei que ele seria morto no lugar de Angier, que depois faria sua vingança. Fui enganado. 


Além disso. Mesmo Borden tendo matado a esposa de Angier, por acidente ou não, no final acabamos torcendo por Borden, dada a crueldade da vingança de Angier e a pessoa cruel em que se transformou dada a sua obsessão em se vingar e a sua inveja, o que deixou cego para as possibilidades de máquina. Borden ao ter se utilizado do mecanismo, possivelmente destruiu seu artefato e usou sua cópia nos espetáculos. Angier, por sua limitação, precisava toda noite, matar a sim mesmo, eis a maior prova da sua limitação e inferioridade.


Achei o filme excepcional mesmo. tenho tido a sorte de ver grandes filmes recentemente, acho que vou até dar uma pausa para poder assimilar tantos trabalhos de qualidade. Mas de qualquer modo, o Nolan tem se mostrado um candidato a fazer parte dos meus cineastas preferidos.

Nenhum comentário: