sábado, 25 de setembro de 2010

MOSTRA JOHN FORD



Centro Cultural Banco do Brasil apresenta


A partir de quarta feira, 22 de Setembro, o CCBB-SP exibirá a maior e mais completa retrospectiva de John Ford já realizado Brasil, com 36 de seus principais filmes em película incluindo clássicos como As vinhas da iraO homem que matou o facínoraRastros de ódio e Como era verde meu vale, os dois últimos em cópias restauradas. Serão exibidos filmes de todos os gênero e épocas, do primeiro ao último longa-metragem realizado por Ford, num período que vai de 1917 a 1965.

Aos filmes dirigidos por Ford, se somará o documentário 
Directed by John Ford, de Peter Bogdanovich, que inclui uma rara entrevista com o cineasta, e um curso, que irá aprofundar os principais temas da obras de Ford e será ministrado pelos professores Eduardo Morettin, Ismail Xavier, Luiz Carlos Oliveira Jr., Hernani Heffner e João Luiz Vieira. O curso será dado todas as quintas e sextas feiras e será gratuito, sujeito à lotação da sala. O aluno que participar de pelo menos 75 por cento das aulas receberá um certificado de participação.

Em seus cinquenta anos de carreira, John Ford conquistou quatros Oscars de melhor diretor, consolidou o western no imaginário de milhares de espectadores, consagrou atores como John Wayne e Henry Fonda, radiografou nas telas a história dos Estados Unidos e influenciou diretores tão diversos como Orson Welles, Ingmar Bergman, Glauber Rocha e Martin Scorsese. A mostra 
John Ford traz, enfim, essa lenda ao Brasil.

A retrospectiva fica em cartaz até o dia 17 de outubro, e seguirá para o Rio de Janeiro e Brasília.
Destaques da primeira semana:

22/09 - Dois dos maiores clássicos de Ford em sequência, no dia da abertura da mostra: Como era verde meu vale, às 17h, e Rastros de ódio, às 19h30, ambos em cópias restauradas



23/09 - Às 19h30, Depois do vendaval, o filme que deu o quarto e último Oscar de melhor diretor a John Ford, também em cópia restaurada.


25/09 - Última sessão de Rastros de ódio, às 17h, e primeira de O último hurrah, com Spencer Tracy, às 19h30, ambos em cópias restauradas.


26/09 Única sessão do clássico A mocidade de Lincoln, às 17h, seguida do filme Directed by John Ford, às 19h30

Informações e programação: 
www.johnford.com.br

Organização: Blum Filmes

Nenhum comentário: