terça-feira, 21 de setembro de 2010

Bons Companheiros (Goodfellas) 1990


                         PAULIE

              Olhou nos meus olhos e mentiu.
              Me tratou como um idiota. Como se
              não significasse nada para você.

....
                         PAULIE

              (baixando os olhos enquanto
              entrega dinheiro a Henry)              

              Toma isto. 
              (levantando os olhos com 
               lágrimas neles)
              Agora tenho que te
              virar as costas.



Direção: Martin Scorsese


Roteiro: Nicholas Pileggi e Martin Scorsese do livro de Nicholas Pileggi


Elenco: James "Jimmy" Conway (Robert De Niro), Henry Hill (Ray Liotta), Tommy DeVito (Joe Pesci), entre outros.


Bem, acho aqui interessante discorrer sobre o arco dramático do protagonista, Henry Hill interpretado por Ray Lyota.


Geralmente, e até o próprio McKee diz, este é um dos elementos mais difíceis de ser dominado da história, a transformação do personagem, seu aprendizado, sua mudança.


Vejamos, no começo da história Hill tem um sonho, tornar-se gangster, respeitado e temido.


Ele começa sua carreira com bastante sucesso e chega mesmo a romper com sua família biológica para ser aceito na "família" dos gangsters.


No entanto, ele realiza parte de seu sonho, ele é aceito até certo ponto na "família", pois, por mais que faça, ele jamais será um "mafiosi" em função de ser meio italiano e  meio irlandês.


Assim, diante, não apenas desta frustração, mas também de uma avidez cada vez maior por dinheiro, Hill começa a traficar cocaína. Paulie descobre e o repreeende, Hill mente a Paulie e diz que isto é boato, que ele não está envolvido com cocaína.


O McKee chamaria isto de fidelidade dividida, o contrário de lealdade. Lealdade esta que era devida por Hill a Paulie, pois, apesar de Hill não ser aceito pela máfia, ele fazia parte do grupo de Paulie, inclusive já tendo passado por sua iniciação, quando fora preso a primeira vez.


Mas Hill continua traficando e vai preso por isso. Em função de ter mentido para Paulie e quase tê-lo comprometido gravemente, Paulie não ajuda Hill na cadeia. 


Hill cumpre sua pena e ao sair da cadeia descobre que sua esposa teve de se desfazer de quilos de droga que Hill havia escondido, e totalmente sem recursos para se manter ou recomeçar a vida ele procura Paulie e Jimmy.


Paulie literalmente "deserda" Hill, pois Hill mentiu para Paulie olhando nos olhos dele, e isto não seria apenas motivo para uma simples ruptura, mas até mesmo motivo para Paulie executar Hill, o que não fez por gostar do rapaz.


Hill procura Jimmy para pedir ajuda e percebe que Jimmy não tem os mesmo escrúpulos de Paulie, e teme ser assassinado por Jimmy (sobretudo por medo de que Hill tenha falado ou possa falar sobre a fortuna que eles assaltaram da Lufthhanse e Jimmy resolveu ficar para ele).


Hill resolve então trair seus antigos aliados, vira um "cagueta' e entrega Paulie e Jimmy. Neste momento, Hill atinge o que McKee chamaria de contraditório.


Por fim, quando Hill entrega seus antigos aliados, inclusive Paulie que era o seu "pai", condenando-o a uma morte solitária na prisão. Hill trai a si mesmo e a todos os seus desejos quando jovem, o de se tornar um gangster, respeitado, poderoso e justo. Ele chega à negação da negação, traindo seus sonhos (a despeito da possibilidade ou não da realização dos mesmos). Hill trai a si mesmo e vira um "cagueta" protegido pela polícia e vivendo uma vida tranquila, porém medíocre e com medo.


Um grande filme, sem dúvida. 






Para ler o roteiro, clique AQUI!


Nenhum comentário: