sexta-feira, 13 de maio de 2011

Cisne Negro (Black Swan) 2010


                        ERICA
              O que aconteceu com a minha 
              doce garota?

                        NINA
              Ela se foi! 

Sinopse
Uma bailarina ganha o papel central no espetáculo “Lago dos Cisnes”. Ela é perfeita para interpretar o Cisne Branco, delicado e puro, mas para interpretar o Cisne Negro, terá de passar por um doloroso processo de transformação.

Direção: Darren Aronofsky


Elenco: Nina Sayers (Natalie Portman), (Lily)Mila Kunis, Thomas Leroy (Vincent Cassel), entre outros.

Comentários 
Gostei bastante de uma coisa neste filme: a forma como é apresentado o diretor do espetáculo é bastante interessante. A princípio pensamos apenas que ele pretende tirar vantagens sexuais de Nina, mas depois percebemos que ele simplesmente que despertar o “Cisne Negro”.

Mas no aspecto negativo, eu não gosto dos finais do Aronofsky, sempre errando a mão – ou melhor, acho que no The Wrestler ele até acertou. Mas essa negócio de matar o protagonista no final é um saco. Eu sei existir toda uma “estética” e tal, mas já é previsível este negócio do personagem não conseguir comportar os próprios conflitos e sucumbir, ou que seja a última transformação (mas ainda acho não ser neste sentido que a morte encerra seus filmes). Aronofsky, ao meu ver, tenta ser trágico, mas não creio que ele consiga construir uma verdadeira e grande tragédia contemporânea, isso pode ser porque, na verdade, existem coisas bem piores do que a morte.

Nenhum comentário: