quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Família Soprano (The Sopranos) Temporada 1, Episódio 4 - Meadowlands



                     CHRISTOPHER MOLTISANTI
            Isto é Scarface, cena final uma 
            arma em cada mão: "Diga olá ao 
            meu pequeno amigo!"

                     SILVIO DANTE
            Ele sempre tem uma cena!


Direção: John Patterson

Criador: David Chase

Roteiro: Jason Cahill

Elenco: Tony Soprano (James Gandolfini), Drª Jennifer Melfi (Lorraine Bracco), Carmela Soprano (Edie Falco), Corrado "Junior" Soprano (Dominic Chianese), Livia Soprano (Nancy Marchand), Christopher Moltisanti (Michael Imperioli), Antony Soprano Jr - A.J. (Robert Iler), Brendan Filone (Antonhy DeSando), entre outros.

Sinopse
O chefe da máfia em New Jersey, Jackie Aprile morre, deixando um vácuo no poder local. Chris quer vingança contra Corrado Soprano pela morte de seu primo Brendam. Porém, Tony tem outros planos em relação a Corrado "Tio Junior" Soprano. A.J. descobre que o pai é um mafioso.


Comentários
O final deste episódio é soberbo!
A composição deste episódio é incrível.

Vejamos: Jackie morre deixando um vácuo de poder que certamente irá gerar uma guerra entre Tony e Corrado para ver quem será o novo Boss. Somado aos ressentimentos de Corrado, ainda há a treta em relação a Christy. Tudo leva a crer que irá ocorrer uma guerra mesmo! A cena está armada!

Paralelo a isto, A.J. tenta se afirmar na escola, mas descobre que a molecada não o teme, quem a molecada teme é o pai da A.J., Tony Soprano. Tentando compreender por que todos temem seu pai, A.J. descobre que o pai é um gangster. 

Porém, Tony, contra todas as expectativas, decide indicar seu tio como o novo chefe, de modo a desviar todas as atenções do FBI sobre Corrado e deixar que Corrado satisfaça seu ego.

Cabe ressaltar que esta atitude inteligente de Tony se dá em função do seu desenvolvimento dentro da terapia, quando a psiquiatra sugere como Tony deve lidar com pessoas mais velhas. Tony se transforma então na eminência parda da máfia em New Jersey.

Então temos a cena do enterro, onde A.J. confirma que seu pai é um "mobster", cena que marca o ritual de passagem do poder, onde Corrado se confirma como chefe, Tony passa por uma transformação pessoal considerável e A.J. começa o seu processo de amadurecimento e a "morte" de sua inocência.

Cena apenas perfeita, coroada pelo reloginho de pulso de A.J. ao observar seu pai entre os outros gangsters.


Um comentário:

Vinícius disse...

O espisódio dá conta de muitas narrativas. A imagem do Cris, com a proteção no pescoço lembra de que ele foi pego pelos homens de Corrado e, sem querer, confessa a eles que forneceu cocaina para Meadow.

Um mal-entendido incrível que é apenas uma história paralela.