terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

“Os produtores e o Cinema Brasileiro”

Palestra na FGV de Brasília

Assuntos Abordados

A palestra debatera questões como as qualificações necessárias para um bom produtor, os conhecimentos artísticos e técnicos que ele deve dominar e como formar produtores executivos competentes, a relação entre produtores e artistas (diretores, orteiristas, atores), o papel dos produtores no âmbito financeiro, a sua atuação na área comercial e internacional.

Palestrante:
 
Alberto Flaksman é roteirista, diretor e produtor de cinema. Seu último trabalho nessa área foi a roteirização e direção da série Heróica Natureza”, composta de três filmes sobre as questões ambientais no Brasil. Escreveu e dirigiu dezenas de outros documentários, filmes empresariais e publicitários. Foi produtor executivo de filmes de longa metragem como “A Grande Arte” (dirigido por Walter Salles), “Eu te amo” (dirigido por Arnaldo Jabor) e “Baixo Gávea” (dirigido por Haroldo Marinho Barbosa). Escreveu um grande número de artigos, resenhas literárias, relatórios empresariais, materiais institucionais, folhetos de apresentação de produtos e comunicados de imprensa. Foi Superintendente da antiga Embrafilme, Diretor-executivo da produtora Videofilmes, editor-chefe da BeiWeb, empresa produtora e licenciadora de conteúdos para a Internet, e professor universitário de economia. É atualmente Superintendente de Promoção e Comércio Exterior da ANCINE. Tem formação acadêmica em engenharia e economia, com pós-graduação na Universidade de Paris (1967), e em ciências políticas (IUPERJ, 1981).

Local: Auditório da FGV
Horário: 19h30
VAGAS LIMITADAS
Informações:
(61) 3799-8000 / 3799-8142
eventos@bsb.fgv.br


Início: 09/03/2010 às 19:30 horas
Fim: 09/03/2010 às 21:00 horas

Para visitar o site do evento, clique AQUI.



Comentários

Quem for de Brasília não pode perder esta oportunidade. Lembrem-se, um roteirista, geralmente não pode ser apenas roteirista. No mínimo, ele deve ter um amplo conhecimento de todas as outras 'áreas' do cinema. Noção de montagem, noções de fotografia, de interpretação, e, sobretudo, de produção.

Não é raro grandes roteiristas serem também grandes produtores (ou vice e versa). Muitas vezes (ou na mairoria absoluta das vezes), se você não conhece o Spielberg ou os irmãos Gullane, você corre o risco de jamais ver seu ambicioso - ou não - projeto filmado. Mas se você tiver noção de produção, ou seja, de onde arrancar o dinheiro, como capitalizar o seu projeto e o que pode esperar dele, quanto pagará pelos serviçoes de outros profissionais (ou você tem outra coisa para oferecer em troca?), como enfrentar uma das mais pesadas burocracias do mundo...  tudo isto é importante saber, até mesmo antes de escrever a log line do seu projeto.

Aproveitem esta oportunidade e prestem atenção no que eu disse. No Brasil, 99,5% (números hipotéticos e com uma certa carregada nas tintas) dos alunos de cinema querem ser diretores e 99,5% destes 99,5% destes aspirantes jamais o serão. Os outros 0,5% ficam divididos entre Fotografia, montagem, roteiristas e produtores, sendo esta última função, talvez, a menos procurada. basta ver a grade dos cursos de cinema do país, muito pouca ênfase é dada neste tipo de formação.

Neste sentido, vou indicar um grande filme e um grande livro para vocês.

O filme é The Bad and the Beautiful do saudoso Vincent Minelli, o filme é baseado na vida de David O. Selznick, um dos maiores produtores da história de Hollywood, produtor, por exemplo de ...E o Vento Levou (Ainda a maior bilheteria da história do cinema) e responsável pela ida de Hitchcock e de Eisenstein para os EUA.


O livro é o 'O Gênio do Sistema' de Thomas Schatz. Este livro fala sobre o nascimento de Hollywood e do "cinema de produtor" e é fundamental para qualquer pessoa que goste minimamente de cinema, cinéfilos, para quem trabalhe, ou para quem queira trabalhar na industria cinematográfica.
 
Bem, fica dado o toque então, e espero também que o pessoal da FGV traga esta palestra para São Paulo

Um comentário:

Valéria Olivetti disse...

Adorei a dica do filme e do livro. Já estou correndo atrás dos dois. Pena que o livro já esteja esgotado na editora, terei que comprar no sebo.
Quanto aos estudantes de Cinema quererem ser apenas diretores, isso é totalmente verdadeiro, na minha turma de Cinema na UFF (Universidade Federal Fluminense) 100% queriam ser diretores (eu inclusive, até descobrir a fascinante carreira de roteirista).
Um abração,
Valéria Olivetti