terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

The Messenger (2009)

 


CAPITÃO TONY STONE
Não toque nos "Notificados!"




Direção - Oren Moverman 


Cast - Sergeant Will Montgomery (Ben Foster), Kelly (Jena Malone), Captain Tony Stone (Woody Harrelson), Olivia Pitterson (Samantha Morton), Dale Martin (Steve Buscemi).


No que diz respeito ao oscar deste ano, achei muito interessante o fato de dois concorrentes ao oscar terem personagens, de certo modo, muito parecidos. 

Neste filme, o Sgt Will Montgomery, após se recuperar de um combate no Iraque - combate no qual desempenhou uma ação heróica e trágica - é designado para a função de mensageiro. Nesta ele deve notificar os parentes de soldados tombados em combate sobre a morte dos mesmos. Em tal função, será subordinado ao Capitão Tony Stone. Ambos percorrem cidades dos EUA levando exercendo sua terrível função. O pior é que a mesma deve ser exercidar de forma impessoal e frio, o que é dilacerador. Nenhum abraço, nenhum aperto de mão é permitido, apenas uma mensagem seca  e burocrática para confortar aqueles que deixaram seus amados irem defender  os interesses da América.

O pesadelo de Montgomery é que quando ele partiu para o Iraque sua namorada logo arranjou outro. Assim, todas as vezes que ele vê o sofrimento de alguém que perdeu uma pessoa amada na guerra, ele é obrigado a confrontar sua própria tristeza, o fato de ter sobrevivido, enquanto aparentemente, sua amada pouco se importaria que ele tivesse morrido.

Como já dito em postagem anterior, o filme Up in the Air trata de um personagem que tem também de levar a triste notícia a milhares de pessoas demitidas depois de dedicarem uma parte considerável de suas vidas ao seu  trabalho e que agora simplesmente não mais existem. Tal tarefa só pode ser feita com o mínimo de dignidade, apenas por alguém que tenha em sua própria existência, suportado viver sem vínculos.


 

Nenhum comentário: