terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

The Hurt Locker (2009)

 


JAMES
This box is full of stuff that almost kill me
(Esta caixa está cheia de coisas que quase me mataram)



Direção: Kathryn Bigelow

Roteiro: Mark Boal (para baixar o roteiro, clique aqui!

Atores: Jeremy Renner (SFC William James), Anthony Mackie (Sgt J.T. Sanborn), Brian Geraghty (SPC Owen Eldridge), Guy Pearce (SSG Matt Thompson), Ralph Fiennes (Contractor Team Leader).

Bem, por enquanto não vou dizer nada sobre a premiação do Oscar, se eu falasse qualquer coisa seria pura especulação. O que posso dizer é que este é um grande filme. Bons diálogos, ritmo bem marcado, densidade psicológica sem clichêsismos e com problematizações bem contemporâneas. Cenas memoráveis e uma excelente estrutura. Certamente o filme tem grandes méritos e a Academia fez justiça na escolha. Uma curiosidade sobre o filme é que a diretora é ex-esposa de James Cameron, e este, depois de ler o roteiro, aconselhou-a enfaticamente a aceitar o projeto.

Bem, quanto ao roteiro, acho que alguns detalhes merecem atenção, sobretudo a estrutura. Porém, recomendo: não continue a leitura se você não viu o filme. Insisto, vá assistí-lo! Depois volte aqui e retome de onde parou! Eu não vou apagar a postagem.
Aqui segue o trailer para incentivar!



Se você já viu, vamos lá.

Vejam bem, a cena inicial é muito boa. O robô é enviado para  desarmar a bomba, mas, por mais avançada que seja sua tecnologia, ele é um trambolho, incapaz de realizar operações simples como retirar uma lona e puxar uma carrocinha com explosivos. Por mais brutal que a guerra seja, ela é essencialmente humana e são os homens que devem fazê-la. Acho que a citação no começo do filme vai justamente neste sentido. O que deve ser notado é a redundância deste tipo de elementos no filme. Estamos na primeira cena, a epígrafe diz que a guerra é uma droga e vicia, na sequência, um artefato que deveria substituir o homem na guerra, falha, e um homem deve automaticamente fazer o serviço, a despeito de sua própria segurança. Isto irá retornar várias vezes e preencherá quase todo o filme.

James, em sua primeira missão irá simplesmente desconsiderar a hipótese de usar o robô e sem pensar muito irá, de modo suicida, partir para desarmar várias bombas. Em outra missão ele retira a roupa protetora e diz  "Se eu for morrer, que eu morra confortavelemente!" (Roupa protetora que já sabemos em função da cena inicial, ter capacidade de proteção limitada, ela proteje dos estilhaços, mas parece não poder fazer nada sobre a concussão).

Ainda sobre James e "a relação do homem e as coisas", vejam sua fala com seu próprio filho, "Talvez, ao ficar mais velho ... algumas das coisas que você ama podem não parecer mais tão especiais. Como o seu Jack da caixa. Talvez você perceba que é apenas um pedaço de lata e um bicho de pelúcia" (As you get older... some of the things you love might not seem so special anymore. Like your Jack-in-a-Box. Maybe you'll realize it's just a piece of tin and a stuffed animal).

Posso ter forçado um pouco, mas lembrem-se, eles desarmam bombas, artefatos, objetos engenhosos, os quais James coleciona em sua caixa embaixo da cama, capazes de matar. O próprio nome do filme, segundo andei tentando descobrir na internet,- mas ainda não encontrei nada satisfatório - diz que Hurt Locker é um termo muito específico entre soldados especialistas em desarmar bombas e quer dizer algo tipo, caixa de dor, de sofrimento e deve referir-se às bombas ou aquele traje insanamente desconfortável.

Merece atenção também a trajetória de Owen, o personagem que falha no início do filme ao não atirar no homem que usa o celular e ao apertar o botão aciona a bomba que mata Thompson, parceiro de Owen. Ele carrega a angustiante culpa desta morte e desacrrega sua tensão justamente jogando video-game, simulacro de realidade onde ele pode matar sem culpa, ação que não executou quando não matou. E por isto um  homem para quem ele dava COBERTURA morreu.

Na seuquência, em função desta culpa ele começa a ter acompanhamento de um psicólogo, a quem Eldridge desafia:

ELDRIDGE
E você sabe disso a partir de 
suaimensa experiência de campo?

CAMBRIDGE
Eu já cumpri meu dever no campo. 

ELDRIDGE
Onde era... Yale?

CAMBRIDGE
Olhe, se quiser parar de falar
comingo,você pode.Estas 
sessões são voluntárias.


Eldridge considera isto.

ELDRIDGE
Eu prezo o que você está dizendo.
Mas você precisaria ir para o campo,
fora das cercas. Ver o que nós fazemos. 

CAMBRIDGE
Se a circuntância pedir isto. Eu
irei. Como qualquer outro soldado.


Creio que todos imaginam o que vai acontecer na sequência. O psicólogo tentando ganhar a confiança do jovem soldado, vai a campo junto com o mesmo e numa cena muito bem escrita, morre. Morre depois de mostrar, num momento muito engraçado, sua total incapacidade para o campo de batalha.

Pensem nisto e revejam o filme, e não se esqueçam dos comentários, críticas e sugestões.



Agradecimento ao Roteiro de Cinema News por disponibilizar o roteiro.

Nenhum comentário: