"My name is Maximus Decimus Meridius, commander of the Armies of the North, General of the Felix Legions, loyal servant to the true emperor, Marcus Aurelius. Father to a murdered son, husband to a murdered wife. And I will have my vengeance, in this life or the next." - Maximus (Russel Crowe)
Gladiador é um grande filme e seu roteiro oferece oportunidades bem concretas de aprendizado. São tantos os elementos interessantes e que poderiam ser abordados aqui que fica dificil escolher.
Gostaria de chamar atenção a duas cenas, e vejam que coincidentemente estas duas cenas escolhidas (isto não foi uma escolha consciente) temos a participação do, então, pequeno Lucius (Spencer Treat Clark).
Na primeira delas Lucius vai até o local onde os Gladiadores ficam presos em uma jaula, - como em um zoológico - para serem exibidos ao público. Dentro desta jaula está Maximus, que já conseguira uma grande fama sob o apelido de Espanhol. Lucius quer então ver o famoso gladiador, no que é atendido. Neste encontro eles trocam algumas palavras até Maximus descobrir que o garoto é filho de Lucilla (Connie Nielsen) e sobrinho de Commodus (Joaquin Phoenix).
Esta é a ideia da cena, tanto no roteiro quanto no filme. Porém, a cena do segundo tratamento (o qual utilizo como referência) foi alterada. Vejamos os motivos. - E tenha sempre em mente, estas alterações podem parecer simples, quase banais...mas isto depois que foram reescritas e rediscutidas incansavelmente. E pode ter certeza, problemas como este já fizeram mais de um roteirista desistir do ofício.
Vamos à cena do filme;
O garoto chega
Chama Máximus
Máximus atende contente, e de cara esboça um sorriso ( E não é apenas por que é uma criança)
Eles conversam trivialidades (Isto é importante! As pessoas parecem ter esquecido da função fática da linguagem e isto é grave!)
Lucius diz que seu pai fora morto. (Vejam só!)
Maximus não diz nada ( Mas sabemos que seu filho fora morto)
O pagem chama Lucius para irem embora.
Quando o Lucius está indo embora, Maximus pergunta o nome do menino para confirmar uma possível desconfiança.
Lucius diz seu nome e Máximus descobre "quem é o pai da criança".
Automaticamente ele se esconde nas sombras de sua cela.
Agora à cena do segundo tratamento do roteiro (tradução livre).
---
INT. COLISEU – CELAS DOS GLADIADORES - DIA
Maximus descansa em sua cela depois de uma batalha, cabeça baixa, imerso em pensamentos.
LUCIUS (V.O.)
É verdade que você é um general...?
Maximus levanta os olhos, Lucius está parado em frente à cela. Maximus não tem ideia de quem o garoto é – pensa ser apenas um jovem fã - mas Maximus é imediatamente atingido pela semelhança entre o menino e seu próprio filho.
MAXIMUS
Eu fui um General.
LUCIUS
Eu vi você lutar. A batalha de Cartago.
Eu nunca tinha visto tanta coragem.
MAXIMUS
Não é preciso coragem para matar.
LUCIUS
Meu pai foi morto.
MAXIMUS
Eu sinto muito.
LUCIUS
Ele ainda aparece para mim em meus sonhos.
Você tem uma pai?
MAXIMUS
Eu tive um pai. Ele não era realmente
meu pai, mas eu tinha muita
consideração por ele
LUCIUS
Eu espero que ele apareça em seus
sonhos. Meu pai e eu cavalgamos
nos meus.
Estas simples palavras trocadas tem um efeito profundo em Máximus.
Lucilla aparece das sombras e coloca sua mão sobre os ombros de Lucius.
LUCILLA
Lucius, vá agora. Eu preciso
falar com o General.
Lucius se vai com sua BABÁ, que o leva dali.
Maximus e Lucilla olham intensamente um para o outro.
Finalmente:
MAXIMUS
Onde está minha tropa?
Uma batida de tambor é ouvida. Ela aumenta durante
as cenas a seguintes, construindo um panorama, como
uma galeria romana.
Montagem de cenas dos conspiradores sendo presos e em torno da arena, mostrando o crescimento da popularidade de Maximus com o povo de Roma.
---
A mudança é clara. No filme o encontro entre Maximus e Lucius acontece antes de Commodus e Lucilla descobrirem que Maximus está vivo. No segundo tratamento, Lucilla parece ter levado o menino para conhecer Maximus e isto se dá depois que Commodus descobre a conspiração.
Mas por que o diretor simplesmente não retirou a cena? Não posso responder com 100% de certeza, mas esta cena simplesmente não poderia ser retirada do roteiro sem causar uma imenso estrago, pois nela encontramos uma espécie de núcleo que concentra quase toda as tensões interpessoais do filme.
Vejamos:
Máximus é escolhido como sucessor ao trono em detrimento de Commodus que é o filho legítimo de Marcus Aurélio. E por perder seus status de herdeiro (filho legítmo) Commodus mata seu próprio pai e consegue impedir a efetivação da escolha de Maximus (que num primeiro momento havia recusado ser o sucessor, e com isso possibilitou o golpe parricida de Commodus).
Depois, não conseguindo a lealdade de Maximus, Commodus manda executar a esposa e o filho do general.
Embora nem no roteiro e nem no filme fique bem claro por que o pai de Lucius morreu, fica bem claro que o menino é órfão de pai, função que tanto Commodus quanto Maximus podem preencher, tanto por que Commodus ama Lucilla, tanto por que o menino Lucius tem a mesma idade do filho morto de Maximus. Commodus se decepcionará com a criança, pois posteriormente esta irá declaradamente adorar o Gladiador em detrimento de seu possível pai adotivo, e este é sem dúvida um grande golpe no Imperador com o coração já tão destroçado.
No segundo tratamento, cujo final é totalmente diferente, Maximus praticamente adota o menino na cena final.
Deste modo, em minha opinião, sabiamente o diretor encaixou a cena, fazendo as devidas alterações e não perdendo este momento dramaticamente excepcional.
Por hoje é só, amanhã postarei a análise da segunda cena.