quinta-feira, 8 de abril de 2010

Whiplash (1948)


Direção: Lewis Seiler


Elenco:  Michael Gordon, aka Mike Angelo ( Dane Clark ), Laurie Durant (Alexis Smith), Rex Durant            (Zachary Scott), entre outros.

Mike Gordon é um pintor que em sua vida pacata e no interior dos EUA se envolve com uma mulher, Laurie Durant, para quem vendeu um quadro. Misteriosamente ela deixa a cidade e volta para New York. Gordon vai para New York e descobre que Laurie é casada com um promotor de lutas de Boxe. O promotor, vendo o talento do rapaz para brigar, o introduz no mundo das lutas onde ele se tranfsorma não apenas num grande campeão, mas também num homem duro e arrogante.

O roteiro utiliza-se de um recurso interessante e também comum em outros filmes de Boxe (Body and Soul, 1947). A história é contada em quase toda a sua totalidade em um flashback. Se em Body and Soul a narrativa se passa quando Charlie Davis ( John Garfield ) repensa toda sua vida antes de uma luta, em Whiplash a narração é produto das lembranças de Mick Angelo após ser salvo pelo gongo depois de um knockdown. Sentado em seu córner ele lembra de como fora parar ali, o que o motiva a vencer a luta a qualquer custo e a reconciliar-se consigo mesmo e seu passado.

Nenhum comentário: