STARLING
Do right and you'll live through this.
LECTER
Spoken like a Protestant.
Direção: Ridley Scott
Roteiro: David Mamet, Steven Zaillian da novela de Thomas Harris
Elenco: Hannibal (Anthony Hopkins), Clarice Sterling (Julianne Moore), Mason Verger (Gary Oldman), Paul Krandler (Ray Liotta), entre outros.
Simplesmente eu curto demais o final deste filme... só isso.
Por falar em final, depois comparem com este e me digam se percebem a pequena diferença e digam-me, qual é o pequeno detalhe que diferencia os dois. E qual vocês preferem?
Dica de exercício: Beats
(Extraído da páguina 46 do Livro; Story - Substância, Estrutura, Estilo e os fundamentos da Arte da Escrita de Roteiro, Editora Arte e Letra, Curitiba, 2006.)
(Extraído da páguina 46 do Livro; Story - Substância, Estrutura, Estilo e os fundamentos da Arte da Escrita de Roteiro, Editora Arte e Letra, Curitiba, 2006.)
Dentro de uma cena, o menor elemento da estrutura é o Beat. (Não confundir com o [Beat], uma indicação dentro de uma coluna de diálogo que significa pausa curta”.)
Um BEAT é uma mudança de comportamento que ocorre por ação e reação. Beat a Beat, esse comportamento em transformação molda o ponto de virada da cena.
Observe bem a cena do casal “terminando”; quando o despertador toca, Chris caçoa de Andy, que responde na mesma moeda. Enquanto se vestem, a brincadeira vira sarcasmo e eles começam a insultar-se mutuamente. Já na cozinha, Chris ameaça Andy com: “se eu te deixasse baby, você seria tão miserável...”, mas ele entende seu blefe e diz: “essa é uma miséria que eu adoraria”. Na garagem; Chris com medo de perdê-lo, implora para Andy que fique, mas ele ri e a ridiculariza pelo seu apelo. Finalmente, como carro andando, Chris fecha a mão e soca a boca de Andy. Uma briga, um barulho de freada. Andy sai do caro com o nariz sangrando, bate a porta e grita “acabou!”, Deixando-a chocada.
Essa cena é construída em seis beats, seis comportamentos claramente diferentes, seis mudanças claras de ação e ração: brincando um com outro, seguido por tomá-lá-dá-cá de insultos, ameaças e desafios mútuos, depois súplicas e ridicularizações e finalmente trocas de violência que nos levam ao último Beat e Ponto de Virada: a decisão e a ação de Andy que encerrem o relacionamento, e a perplexidade perturbante de Chris.
Assista a última cena do filme. (Se preferir pode fazer das duas e comparar depois, afinal, você decide o seu grau de envolvimento)
Depois de assitir, anote, a partir do momento em que Clarice Sterling acorda até o final, quando Lecter encontra-se no avião, todas os beats da cena. Ou seja, todos os momentos em que há mudanças motivadas pelo estado emocional dos personagens e a nova direção que a ação toma a partir da reação dos mesmos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário